Cerca de 1500 pessoas de 18 estados brasileiros se credenciaram para prestigiar a Terapêutica Expo 2024 - 3º Salão de Terapias Complementares e Integrativas, realizada nos últimos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Este ano, além da diversidade de produtos e equipamentos voltados à saúde física e mental, trazidos pelos expositores, o evento abrigou o 1º Congresso Brasileiro de Terapias aplicadas no tratamento da ansiedade, depressão e insônia, que contou com mais de 200 participantes.

Entre os temas, o congresso discutiu os avanços terapêuticos; o conceito de bem-viver com atenção à nossa relação com a Natureza; o papel dos florais e óleos essenciais na modulação da ansiedade e da depressão; como a medicina chinesa atua no tratamento de questões da saúde mental; como a alimentação impacta nas doenças emocionais.

A Terapêutica Expo 2024 contou com quase 40 empresas que trouxeram óleos essenciais; produtos naturais; aromaterapias. " A nossa intenção com este evento é contribuir para que este setor cresça cada vez mais e dar visibilidade a mercado", ressalta Lúcia Cristina Abdala, sócia-diretora da TRIOXP Eventos, responsável pela organização do evento.

Crescimento do mercado das terapias integrativas:

Dados do Instituto Brasileiro de Terapia Holística apontam que o mercado global de terapias holísticas deve atingir cerca de US$ 50,91 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,9%.

A demanda por terapias integrativas está aumentando globalmente, especialmente devido ao aumento do estresse, ansiedade e estilos de vida.

Além disso, com o envelhecimento da população global, há uma maior prevalência de condições crônicas de saúde. As terapias integrativas tem sido cada vez mais procuradas por oferecerem métodos não invasivos e complementares para tratar questões de saúde física e emocionais.